quinta-feira, 12 de maio de 2011

Desigualdade


No Brasil, a desigualdade está muito perceptível. Em alguns lugares do país, a miséria é extrema, e se opõe a riqueza, que também é exacerbada. Parece não haver meio termo: ricos são muito ricos e pobres são muito pobres. No entanto, existe uma camada em ascensão, uma camada emergente que está mudando a cara dessa desigualdade brasileira.

Algumas pessoas conseguiram migrar para uma melhor classe social (de D e E para C, por exemplo), e estão conseguindo obter uma melhora significativa em suas vidas. Há no Brasil, em algumas regiões um pouco desconhecidas, uma miséria chocante. Em pleno ano 2011, ainda é possível ver pessoas subnutridas, com péssimas condições de vida. Pense: você compra um ingresso para o Rock in Rio por noventa e cinco reais (meia entrada), certo? Para algumas pessoas, noventa e cinco reais é uma fortuna. E eu não estou exagerando. Não critico nossos altos gastos, mas critico o fato de que nem todas as pessoas podem gastar o que gastamos com certa facilidade.
Por outro lado, há pessoas que vão de helicóptero para casa. Há pessoas que moram em coberturas avaliadas em milhões e etc.

O que ocorre é que a camada rica da sociedade, por ter alto conhecimento com pessoas importantes, e grande influência - mesmo que implícita - em decisões políticas, é beneficiada por alguns políticos desonestos e, consequentemente, também recebe maior parte da atenção das pessoas que deviam olhar por todos na sociedade.

Por que fulano não pode se divertir tanto quanto cicrano? Por que fulano não pode ter a mesma roupa ou o mesmo lazer que cicrano? Sim, eu entendo que não há possibilidade de se implantar o socialismo. Acredito que o Brasil está muito avançado economicamente, e o capitalismo já tomou o “1° lugar” do sistema econômico, porém, a camada mais pobre da sociedade deve ter o direito de viver uma vida com dignidade.

O país só vai mudar quando a fome acabar, e a educação sofrer uma mudança. Enquanto houver uma maioria de políticos corruptos, desonestos e desinteressados em combater os maiores problemas do Brasil, as camadas menos favorecidas vão sofrer com o preconceito da sociedade, e também com a falta de informação, que acarretará, posteriormente, numa sociedade sucessiva e persistente em seus erros e em sua desigualdade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário