quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal...Natal?

Sim! Dia 25/12 comemoramos o Natal, o nascimento de Jesus.
Mas muitos não conseguem ver o Natal como dia de comemoração. Além disso, nos dias de hoje, a economia toma conta dos feriados. Os vendedores estão interessados em vender mais e mais, e para muitos, Natal é motivo de compra, troca de presentes, gastos exacerbados, etc. Mas isso não vem ao caso hoje. Hoje eu vim aqui pra tentar explicar e enteder ao mesmo tempo o sentido do Natal para as pessoas.

Natal é mágico! É tempo de Papai Noel, de presentes tão esperados e desejados durante o ano todo. Natal é europeu e americano, com direito a lareira acesa, árvore de Natal bem decorada, neve caindo lá fora e Gelinho no quintal. No Natal, as famílias se reúnem em casa, chamam todos os parentes, conversam e sorriem até a meia-noite. A partir de meia-noite, cortam o perú de Natal e comem. Os adutos deliciam-se com a ceia, com a mesa farta de guloseimas, enquanto as crianças, inquietas, abrem perversamente seus tão sonhados presentes.
Né?! Ué, não? Você discorda? Com você não é assim? Ah, mil perdões. Eu só falei do Natal mágico!

Temos também o tradicional Natal brasileiro, que é aquele Natal que não passa nos comerciais de Tv. É aquele Natal em que as pessoas lembram dos amigos e parentes que se foram e deixaram bastante saudade. E hoje, mais uma vez, não estão juntos para comemorar o Natal, que é esta data tão mágica e bonita que nós vemos nos filmes e tentamos copiar. O Natal brasileiro é aquele em que poucas famílias se reúnem com todos os integrantes, porque sempre há um parente brigado com o outro. Algumas pessoas também têm ceia no Natal brasileiro, não tão farta e bela quanto a dos europeus e americanos, mas também têm ceia. As pessoas também trocam presentes e sorriem até meia-noite. A partir de meia-noite, as lembranças começam a bater em nossas mentes, a tristeza vem e o Natal, pra muitos, se torna uma data comum e boba.
Eu não falo de todas as famílias, pois sempre há exceções e ainda existem famílias que conservam com muito carinho o espírito natalino. Mas vendo pelo mundo real, as coisas não são tão mágicas quanto parecem. Muitos desejam ter mais felicidade do Natal em diante. Muitos pedem saúde ao Papai Noel. Muitos choram e bebem, pois com uma saudade incontrolável, lembram de seus entes queridos que estão em outro mundo. Muitos se conformam com o ano difícil e pedem obrigado por terem sobrevivido até o Natal. Muitos acreditam em Deus, outros não.
Muitos ainda sonham em ver o tão amável bom velhinho.

Feliz Natal!

Um comentário:

  1. Discordo!
    O Natal é momento de reflexão! Na Europa EUA não é como nos filmes! Nem preciso lembrar de onde veio o nosso capitalismo consumista... EUA. Se engana ao dizer que lá, é só alegria. O costume americano de viver, separando filhos-de-pais, parentes-de-parentes, leva-os, no Natal, a agirem dessa forma, que vc intitulou "mágica". Como exemplos do protestantismo (capitalista), os EUA escolhem o Natal, em sua maioria, para ostentar as riquezas (em lato sentido) e as dificuldades dos outros (como preceitua o protestantismo "Com seu esforço e trabalho deves ter tudo do melhor, pois Deus lhe permitiu isso!"). Para além disso, reúnem-se para recordações! Lembra, sim, dos que se foram, o do que se foi, e mais, do que virá. Na cultura americana de dinheiro é felicidade (o que concordo!) é uma das duas épocas no ano (pois existe ação de graça - lembra do protestantismo!) que se pode reunir em família, como na infância. Mas a idéia de árvore, decoração, presentes, não passa de capitalismo puro, enraizado, claro, com a reflexão que a data exige. Na Europa nem existe mais Natal, de tão "moderninhos" que estão! Poucos são os países que ainda adotam o modelo "Natal mágico". Enfim, a real significância do Natal, é a reflexão. Religiões a parte, é indagar a vida, as nossas atitudes. Relembrar os que já se foram, e não podem estar junto desse momento de pensamento conosco. Não é só montar uma mesa farta, cheia de gente engrandecendo-se. É ser amplamente feliz e grato em pelo menos um dia do ano, que nos és facultado. A Tv e filmes mostram o "comércio natal". Mas a gente deve sentir o real Natal, independente de peru, neve, etc. Repare como nesta época as pessoas estão mais gentis... Por quê? Pelo espírito de Natal, e não pelos enfeites de natal!

    ResponderExcluir