sábado, 24 de outubro de 2009

Filtrando opiniões

Enquanto eu estava sentado num sofá, olhando para o céu e tentando achar uma beleza poética no nada, escutei diferentes opiniões sobre alguns assuntos não tão importantes, e pude perceber que ainda existem pessoas incapazes de tecer alguma crítica ou de levar a própria opinião até o fim de uma discussão. Mas na verdade, achei que seria interessante abordar este assunto aqui no blog.

Eu, você, fulano, ciclano. Somos seres diferentes, com opiniões diferentes. Óbvio, não é mesmo!? Entretanto, o nosso senso crítico vai se formando desde quando escutamos com atenção outras opiniões. Na maioria das vezes, tentamos ouvir somente quem nós conceituamos como "certos", "experientes", "aqueles que se deram bem". Mas a minha idéia não é falar sobre o "cara de sorte" nem sobre "ídolos". A minha intenção é passar para vocês que nós devemos sempre ouvir com bastante atenção todas as outras opiniões. Porém, não podemos perder a nossa capacidade de opinar e insistir em alguma coisa que vemos que é viável.
Eu não gosto das mesmas coisas que você. E você, idem. Eu não tenho sempre a mesma opinião que a sua. E você, idem. Se todos tivessem a mesma opinião, não haveria história. Seríamos todos capitalistas ou socialistas, ou anarquistas, ou comunistas, ou positivistas e etc. Teríamos todos os mesmos modelos de roupas, torceríamos para o mesmo time, gostaríamos das mesmas cores, faríamos parte de uma mesma religião, etc. Enfim, seríamos como um bando de chineses (para nós brasileiros, eles são todos iguais, não é mesmo? :p) pelados. Ouvindo somente um tipo de música e tendo tesão somente por um tipo de pessoa.
Ninguém pode viver assim. Não estou dizendo que todos têm que ser diferentes, mas não podemos jogar fora nossa opinião como se ela fosse um papel de bala barata e vagabunda. Precisamos discutir, opinar, teimar e insistir para nós sabermos se estamos sendo racionais e críticos. Ou se estamos discutindo apenas por implicância ao outro. Cada um tem sua opinião. Contudo, quase sempre, não a colocamos para fora, não deixamos que nos escutem, e, por ignorância, absorvemos qualquer coisa simples e/ou estúpida que escutamos.
Você pode ter 15, 17, 18, 20 anos. Pode ser idoso. Pode ter nível médio ou superior, mas tem que expor suas idéias e opiniões, tem que concordar e discordar com o que achar certo e errado, respectivamente. Não se concorda com outra pessoa para agradá-la. Pessoas que fazem isso são estúpidas.
Temos que sempre analisar o que escutamos. Temos que filtrar as informações que adquirimos. Temos que pensar! Seja lá quem for, filtre o que escutar. Ao mesmo tempo que estiver lendo, você tem de estar refletindo e analisando se tudo o que eu escrevi é verdade. Se você discorda ou não. Aprenda a levar a sério a sua opinião, pois todos nós temos de ter um senso crítico para analisarmos os fatos e compreendermos os acontecimentos.

É isso.

Um comentário: