quinta-feira, 7 de abril de 2011

Atitudes e palavras


Alguns dizem que atitudes valem mais que mil palavras. Verdade? É, pode até ser. Mas às vezes, precisamos das palavras. Acredito que atitudes e palavras se complementam. O problema é quando a atitude passa os limites, e o nível de comunicação cai.

Nem todo mundo vive só de atitudes. Com as palavras, nós podemos explanar nossos pensamentos, nós podemos mostrar o que realmente queremos. As palavras podem ser tão fortes quanto algumas atitudes. Entretanto, é perceptível como a maioria das pessoas vive com o "imediatismo". As pessoas querem que tudo aconteça ao mesmo tempo, sem delongas e sem mais nem menos. O que importa é acontecer. "Eu quero agora, já!".
Esse é um conceito que, ao meu ver, é antigo. A comunicação entre o homem avançou bastante nos últimos anos. Há várias formas para haver a comunicação. E, através das palavras, o homem pôde continuar com a diplomacia, com a conversa, com a exposição de pensamentos. Portanto, a comunicação nos ajuda a pensar antes de tomar atitudes que, por serem imediatas e impensáveis, podem ser extremas e errôneas.

Em outras palavras, atitudes comprovam a nossa vontade de fazer acontecer. As atitudes que tomamos podem mudar nossos destinos. As nossas atitudes nos levam a qualquer caminho, seja ele bom ou ruim.

Palavras não são apenas palavras. Elas podem fazer com que tornemos mais flexível o caminho para tomarmos nossas atitudes. E, talvez sendo mais pesada, a palavra pode ferir mais que uma atitude.
Fisicamente, um soco deixaria marcas, que sumiriam com alguns cuidados e com o passar dos dias. A dor física é superada, mas a psicológica requer um cuidado maior. As palavras são coisas que tornam ou não alguém impotente ou não. As palavras entram nos nossos ouvidos e, em muitos casos, não saem. Ficam batendo à porta dos nossos pensamentos por tempo indeterminado. Às vezes, uma palavra pode ser o golpe mais duro que uma pessoa pode levar.

Então, é preciso analisar muito bem as palavras e atitudes, pois palavras quando são soltas, podem voar sozinhas e trocar suas roupas ao chegarem em outros ouvidos. E atitudes devem ser tomadas no momento certo e com precisão, para que não precisemos chegar em casa, parar para refletir e ligar para aquele grande e velho amigo que fica sempre perto da gente, o arrependimento.

Um comentário:

  1. Daniel,
    gostei muito do seu blog e me tornei sua mais nova seguidora. =)
    Muito sucesso e que você realize todos os seus sonhos.
    bj

    ResponderExcluir