quarta-feira, 16 de março de 2011

As mentes pensantes


Pense: Não é bom estar ao lado de alguém que pense? Você, que está lendo este texto agora, com certeza tem capacidade de pensar. Porém, nem todas as pessoas pensam.
As mentes pensantes são perigosas. Perceba: Os ditadores mais cruéis e perversos, tiveram de intensificar seu poder e talvez, sem necessidade, derramar sangue e praticar atos violentos para instalar o medo. O medo não deixa ninguém pensar. Quer um exemplo? Adolf Hitler. Matou todas as pessoas que eram contra o nazismo. Assassinou, foi cruel, fez chacinas. Judeus, negros, homossexuais, etc. E hoje, estudando história, nós achamos que Hitler era, simplesmente, um tirano maluco e homicida. Não é bem assim! Claro, ele foi um assassino e tirano. Porém, essa era a sua grande estratégia de defesa. Se houvesse apenas um alguém que pensasse e tentasse pará-lo, já seria o bastante para ele não obter sucesso em seus planos. Uma mente pensante pode mudar tudo.

Há poucos dias, observamos ato semelhante feito pelo ditador da Líbia. Mais um tirano depravado no mundo? Não! Somente alguém com medo de uma possível mente pensante, capaz de ativar outras e iniciar uma revolução. Em tempos mais avançados, o ditador líbio não pôde derramar tanto sangue, e uma mente pensante iniciou na África uma revolução contra a tirania. Deu certo. A mobilização foi grande. E agora, Kadafi tenta manter sua pose de grande rei, mas sabe que tem que pisar em ovos.

Tem gente que se mantém inerte a atos violentos, repressores e tiranos, mas tem gente que vai à luta, corre atrás da liberdade que foi a nós concedida desde a chegada ao mundo.
A violência excessiva cometida por uns é só uma forma de inibir a capacidade de pensar dos outros. E os outros são muitos. Quando decidem pensar e agir, vão com tudo.

O Führer do Reich alemão foi um grande pensador, mas foi perverso. Na verdade, agiu de forma errada, e se perdeu em seus planos. Nem todos alemães eram tão nacionalistas a ponto de morrerem pela Alemanha. Por isso, Hitler fracassou. Fracassou porque algumas mentes pensantes não eram tão alemães a ponto de perderem suas vidas em uma guerra sem motivo.

Uma mente pensante é capaz de iniciar uma revolução contra algo que esteja "errado". As mentes pensantes valorizam a total liberdade e democracia. Reitero que, a violenta repressão é apenas um ato desesperado de medo. Medo de perder o poder. O homem, quando detém o poder por muito tempo e, de repente, o perde, se sente ameaçado a ponto de ficar louco.
O mundo mudará! E as mentes pensantes pensarão.

2 comentários:

  1. Nenhum ditador é estúpido. Todo ditador sabe que para "acalmar" os ânimos de seu povo, ele precisa agir violentamente, reprimindo qualquer manifestação que possa "abrir","acordar" as pessoas para uma visão e postura contraditória ao seu poder. Porém, em vários momentos da História humana, vimos que muitos governantes "tiranos" foram retirados, apesar de todos os seus esforços em manter seu poder e proteger sua classe. A classe dominante pode cair: Clero, Nobreza, Burguesia...
    Inúmeras revoluções, sociedades alternativas. Sempre haverá em cada um. a capacidade de pensar, de agir, de mudar. O ser humano não se mantém em um único ponto, ele muda. E vemos isso desde que estudamos nosso passado. O Ser Humano pensa...
    Excelente post cara. Você devia estar fazendo história comigo em vez de Letras. AHOIAIOHAHIO
    Brincadeira. Abração cara e excelente post! (novamente) :P

    ResponderExcluir
  2. Podem nos tirar tudo ... mas não poderão tirar nossas ideias
    uam ideia não é uma simples opnião uma ideia é seguida e forte e pode até matar.. texto muito perfeito meu irmão ^^x

    ResponderExcluir