Tá no MEIO DA RUA, sujeito a críticas e sugestões. O blog tá pra você, que tava andando na net e tropeçou NO MEIO DA RUA, caiu e decidiu juntar e ler meus posts e refletir. Ou então, simplesmente deixá-los NO MEIO DA RUA...
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Hierarquia: onde estás, que não responde?
Não, a minha opinião não está totalmente formada na imagem acima. Pelo contrário, eu até acho que as pessoas não devem sempre ficar caladas, e simplesmente obedecerem ordens de outrem. Porém, a vida, a comunicação, a sociedade, enfim, conta com o respeito. Através do respeito, se faz a hierarquia.
Hoje em dia, a maioria das pessoas já não se importa com a hierarquia. E essa maioria é que transgride o limite de respeito por outras pessoas, e isso acaba afetando muito a sociedade.
Algumas pessoas estão confundindo amizade com liberdade demasiada. Citando aquele jargão, confundindo "liberdade com libertinagem", e isso é ruim. Algumas pessoas não respeitam mais os seus superiores hierárquicos, seja no local de trabalho, seja em casa, no colégio ou na rua. O respeito por outras pessoas está sumindo da nossa realidade.
A educação de base, que é aquela dada pelos pais aos filhos, contribui muito para que haja hierarquia. Se em casa, um pai pune o filho por algo que o filho tenha feito de errado, dificilmente essa criança não vai ter respeito pelos outros no futuro. Ademais, a maioria dos filhos se espelha nos pais. Portanto, se em casa não há respeito, a rua será somente uma extensão da casa, onde o jovem aproveita para cometer atos estúpidos e inadequados livremente.
Sem hierarquia, o colégio torna-se estranho. É possível vermos casos em que alunos agridem professores, e esses educadores, muitas vezes sem reação, perdem a razão e respondem, da mesma forma, aos alunos inconsequentes.
A sociedade precisa da hierarquia. Pense: o que seria do exército se os soldados desobedecessem os sargentos? As tropas ficariam perdidas e desorganizadas; O que seria dos pacientes se os enfermeiros desrespeitassem os cirurgiões e resolvessem fazer de qualquer forma o procedimento? Muitos caixões seriam encomendados, certo!?
Não que alguém de menor nível hierárquico não possa dar uma opinião, pois sempre existem as "cabeças pensantes", e quando as "cabeças pensantes" surgem, o nível hierárquico torna-se coisa menos importante. Entretanto, sempre há de haver o respeito.
Discussões são sadias. Falo de todo o tipo. Desde que haja respeito, as pessoas podem e devem discutir. Claro, não abandonando nunca a hierarquia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário