quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Perdão: Acima do bem e do mal


Será perdoar alguém sinônimo de bondade? Será que perdoar alguém nos livra do inferno?
Será que só mesmo Deus pode perdoar?

É difícil! Até onde eu sei, perdoar é algo muito difícil. Quando se tem de perdoar alguém, é porque algo muito ruim aconteceu na relação, seja ela amorosa ou amigável.
O problema é que perdoar se torna complicado quando nós começamos a pensar o porquê de conceder o perdão a alguém. Quando pedimos perdão, reconhecemos o tamanho do erro que foi cometido por nós. Quando perdoamos alguém, reconhecemos a importância da companhia e amizade de tal pessoa. O perdão é o ponto máximo da desculpa.

Mas por que perdoar? Apenas para conservar amizades? Perdoar simplesmente e esquecer o fato seria a solução do problema?
Seja tal amizade tão importante de tal maneira que, quando perdoamos, nos sentimos mais leves, em paz espiritualmente. Perdoamos sem mesmo relutar, só porque reconhecemos a humildade que "o culpado" teve em pedir perdão e assumir a culpa.

E por que não perdoar? Vale a pena ficar magoado e com rancor guardado até o fim da vida? Depende! Cada um tem seu jeito, e cada um tem um jeito diferente. É clichê sim, mas ninguém é igual. Uma palavra, uma ofensa verbal pode machucar mais do que um soco ou um chute. Ninguém esquece quando sofre. Por que perdoar alguém que não te faz bem? Apenas para se sentir melhor?

O que ninguém percebe é que o perdão é a ponta da faca. O perdão só chega através de muita reflexão. Perdoar exige calma e memória ruim, pois ninguém perdoaria um outro alguém caso pudesse lembrar, perfeitamente, sempre o que o(a) "culpado(a)" fez. Perdão não significa bondade nem maldade. O perdão é muito mais que isso. O perdão é um bem de cada um, que, na verdade, nós só concedemos a quem amamos.

Beijos, beijos, beijos! :)

3 comentários:

  1. "O que ninguém percebe é que o perdão é a ponta da faca. O perdão só chega através de muita reflexão. Perdoar exige calma e memória ruim, pois ninguém perdoaria um outro alguém caso pudesse lembrar, perfeitamente, sempre o que o(a) "culpado(a)" fez."
    Caraca irmão! Tá explicado o pq de eu perdoar tão facil!
    sAUHSauisa
    Abração leke
    Bom post!

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade. Só perdoamos aqueles que amamos, e muitas vezes, não perdoamos e as pessoas não sabem o porquê...
    Perdoar é dificil, e nem todos os casos merecem perdão...
    Passa lá: http://www.raposa-branca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Perdoar é realmente muito difícil. É simples dizer que perdoa, mas perdoar de verdade, com a alma e com vontade, é inexprimivelmente complicado.

    ResponderExcluir