domingo, 10 de janeiro de 2010

Definir-se é realmente limitar-se?

Salve, salve galera!
Como foi a virada do ano? A minha foi ótima! Espero que tenha sido legal pra todos.
Mas deixem eu contar a vocês o que estive pensando pra fazer o primeiro post de 2010...

Eu estava "arrumando" meu orkut, e logo depois fui fuxicar alguns outros. Dentre todas aquelas frases clichês que algumas pessoas colocam em seus perfis para responder a pergunta "Quem sou eu:", uma me chamou atenção. Era ela: Quem se define se limita.
É verdade? Vocês concordam com a frase? Quem se define se limita?

Eu acredito que não há definição nem limite. Nada nessa vida é para ser definido. O homem não pode se definir como rico, pois pode ir à falência; O homem não pode definir-se como pobre, pois subitamente pode ganhar na loteria; O homem não pode se definir como heterosexual, pois pode apaixonar-se por outro homem; O homem não pode se definir como saudável, pois pode subitamente ter uma doença grave e etc. Já os limites, nos são dados desde pequenos pelos nossos pais.

Todo mundo conhece aquela frase: "Tudo tem limite!". Mas na verdade, cada um tem o seu limite. É lógico que muita gente precisa de outras pessoas e modos para controlarem o seus limites. E é claro que não podemos ferir os direitos dos outros, e para isso há limite.
Não há porque se limitar, pois a vida deve ser vivida intensamente. Contanto que não quebremos o direito dos outros de viverem como querem. (mais uma vez pra vocês lembrarem hehe ;p)

Realmente, definir-se é limitar-se. Ou definir-se sem limitar-se é ser hipócrita. Imagine você responder que você é um homem sincero e justo, trabalhador e de bom coração. Quando na verdade, na realidade, você é egoísta e quer somente defender seus interesses sem pensar no que suas ações podem causar a outrem.

Como escrevi no meu perfil no orkut, respondendo a pergunta - "Quem sou eu:" - Eu não sou ninguém nem sou todo mundo. Eu sou simplesmente Daniel C. de Paiva.

Minha definição é o meu nome! Sem mais definições.
Ah, e eu tenho limite. Sabe qual? O meu limite!

Grande abraço, gente!
Beijão!

Um comentário: