quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Achismos


Tudo bem, meus queridos?
Estive mesmo ocupado, pois agora estou na reta final e fiquei um tempinho sem postar um texto assim, diferente de poemas, crônicas e contos. Mas vamos lá, vamos ao assunto!

Você acha o que? Acha mesmo?! Que bom! Se você acha muito, é sinal que tem uma mente bem boa, cheia de opiniões coerentes, ou não...

Quando a gente acha, é porque a nossa cabeça tá sempre tentando entrar em conexão com algumas ideias iguais ou diferentes das nossas.

Tem muita gente que acha: "Eu acho isso", "eu acho aquilo", "eu não acho", e etc. O problema começa quando esses achismos impedem as pessoas de manterem o respeito. Tem gente que acha tudo, e vai com toda certeza ao fundo do pote, com toda a razão dos deuses. Tem gente que acha só para agradar outras pessoas. Geralmente, são essas pessoas que são irritantes. São essas pessoas que estão ligadas ao amigo inseparável chamado "também", e sempre acham também. Só acham. Parece que falta personalidade, ou até mesmo vontade de pensar, analisar e organizar as próprias ideias para depois ser formada uma opinião coerente e concisa, longe de achismos. Para algumas pessoas, o "também" parece ser muito mais fácil e conveniente de ser usado.

Tem gente que só acha. Embora não tenha certeza de nada, acha. E é aí que entra o achismo. O achismo consiste em responder tudo(ou pelo menos tentar responder) sem nem sequer pesquisar antes sobre o assunto, e chutar a resposta.

O problema se torna mais grave quando o achismo vem rodeado de preconceitos.
"eu ACHO que fulano é gay", "eu ACHO que fulana é sapatão", "eu ACHO que fulano é viciado", e etc. Não há consistência no achismo. O achismo deveria ser um caminho para o choque entre opiniões, e por fim, a conclusão sensata sobre alguma coisa.

Então, você que gosta muito de achar, lembre-se de que, sem "fontes confiáveis", o achismo é inútil. Tenha total liberdade para achar o que quiser: de mim, de Deus, do papa, do Diabo, enfim. Porém, antes de achar alguma coisa, olhe para si mesmo e mantenha o respeito.

2 comentários:

  1. Achar, todos acham, o importante é achar algo porque sabe de alguma coisa, e não achar algo porque além achou que era, simplesmente por achar...
    Bom texto!
    ^^

    ResponderExcluir
  2. XD olha foi meio contraditorio a parte das pessoas acharem e ir com razao ao pote u.ux
    se a pessoa acha logo ela nao tem certeza nao?

    XD

    ResponderExcluir